fbpx

Estratégias de como criar um vínculo efetivo com seu paciente!

Estratégias de como criar um vínculo efetivo com seu paciente!

Um dos maiores desafios no atendimento nutricional é a adesão do paciente ao tratamento proposto pelo nutricionista. Baseado nesse cenário, o nutricionista Dr. João Motarelli, no Módulo 02 do Nutri Connection, traz em sua palestra algumas estratégias para possibilitar um melhor atendimento nutricional, estabelecendo uma conexão mais saudável e efetiva com o paciente.

Para isso, o primeiro passo é estabelecer um vínculo de confiança, adotando a prática de gentileza, de não julgamento, de acolhimento, aceitando o paciente como ele é, e trazendo um questionamento – “por quê você está lidando assim com a alimentação?”. A construção desse vínculo pode trazer melhor adesão a orientação e tratamento proposto, e mudança comportamental, com o intuito de trazer habilidades próprias de escolha.

De acordo com o Dr. João Motarelli, são 4 princípios norteadores para esse atendimento: 

1- Resistir ao reflexo de consertar o paciente, evitando o processo de julgamento, e entendendo que esse indivíduo não é uma máquina na qual poderá ser consertada em um processo rápido e mecânico.

2 – Escutar com empatia, e aceitar com compaixão o que o paciente está falando, a fala permite maior consciência a ele. 

3 – Fortalecer o paciente, pois é muito comum a auto cobrança, gerando o processo de julgamento, tornando um ciclo não efetivo, portanto quanto mais atitudes auto compassivas, mais redução do sentimento de culpa. 

4 – Entender e explorar o comportamento desse paciente, sabendo gerenciar seu comportamento com o intuito de compreender de forma mais ativa, levando a promoção da saúde. 

A mudança de comportamento inicia a partir do atendimento nutricional, através de todas as práticas relatadas na palestra do nutricionista Dr. João Motarelli, sobre “Como estabelecer uma conexão saudável e efetiva com o seu paciente”.

Para assistir a palestra na íntegra, basta fazer sua inscrição com o #ComboOnDemand através do site: www.e4nutrion.com/loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X